Curando a depressão

Vamos falar um pouco sobre a depressão para podermos entendê-la e  tratá-la de forma mais eficiente.

 

Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

  • Perda de energia ou interesse
  • Humor deprimido
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações do apetite e do sono
  • Lentificação das atividades físicas e mentais
  • Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Causa da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas.

 

O que fazer para sair da deprssão

 

Fique ciente que todas as vezes que você passar por problemas difíceis e continuados se não tomar muito cuidado pode entrar num "ciclo de angústias". Uma rotina de sofrimento terrível.

O estado depressivo é justamente a acomodação neste ciclo. Para tomar a inciativa de escrever este artigo, deixo claro que passei apertos financeiros, dilemas familiares e necessidades em diversos níveis; sei também de outras pessoas que passaram ou estão passando por graves problemas de saúde, familiares, profissionais , sentimentais.

Pode ser que você, neste momento, esteja bem no meio de uma turbulência, e uma forma que posso ajudar é  compartilhar com você um pouco das ajudas que busquei,  das atitudes que tomei para enfrentar os difíceis tempos de tristeza e  depressão. O que passo agora  é um conjunto de situações e ações que pesquisei, coloquei em prática e tive resultados gloriosos.

  Uma coisa muito importante,  é,  enquanto está lutando contra a depressão, o que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Você decide se vai ou não, usar naquele dia, a sua mente com pensamentos bons ou ruins. Você  acha que todo pensamento é inevitável. Mas não é. Definitivamente, não é.

Uma dica especial, quando estiver sendo "corroído" pela depressão, PARE, RESPIRE FUNDO QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS (a respiração oxigena o cérebro e você terá uma sensação de conforto, acredite), pare realmente o que está fazendo, se acalme, tenha consciência que é uma crise e que irá passar, e mais que isso, que você está tendo pensamentos e atitudes que irão te livrar disto definitivamente.


Não aceite a situação como vencida. Sinta raiva da depressão, a raiva, faz você subir na escala emocional, mas não se mantenha nela, ela apenas é um degrau acima da depressão que deve ser passado com rapidez. Cuidado para não atingir quem está perto... seu alvo é a depressão e não os que estão a sua volta!


A experiência da depressão é uma das mais ricas que o ser humano pode passar embora  não aconselho que  ninguém entre nela. Mas se já entrou, não se desespere, recomece  o caminho de volta. Você não está sozinho (a).

Algumas dicas especiais...

1. Fale com um conselheiro capaz. Alguém em quem você confia;

2. Faça exercícios físicos. Saia das 4 paredes;

3. Corte toda a raíz de amargura. Situações com seus pais, amigos, pessoas, chefes;

4. Ande no Espírito;

5. Ande na dependência do poder de Deus;

6. Olhe para cima;

7.Imagine um fio conectado em sua cabeça, e lembre-se, você não pode olhar para baixo; olhe para frete e para cima, são exercícios simples e altamente eficazes;

8.Pare de afagar as feridas, pois se não parar elas nunca irão cicatrizar, ao contrário, sangrarão e lhe trarão dores;

9.Confie 100% em você, resgate o que há de melhor em você. Eu tenho certeza que você tem muitas qualidades!

10.Você é o que você pensa. Mantenha pensamentos positivos;

11. Não tenha resistência para a melhora, muitas vezes estamos tão mal que o melhor é permanecer no mar de lamúrias, mas não é, faça todo esforço e veja que você é capaz de reverter esta situação

12. Se doe o máximo que puder, dê um sorriso, um aperto de mão caloroso, um abraço carinhoso, ou apenas um bom pensamento para qualquer pessoa, coisa e fato que você se deparar no seu dia. Trabalhos volutários são excelentes para ajudar a sair da depressão. Mostre seu valor... tem muita gente precisando de você;

13. O que se leva da vida... é a vida que se leva! Você pode mudar seu destino... dê o primeiro passo, com mudanças de atitudes e pensamentos.